3º BEIC Prestará homenagem aos dois soldados mortos em combate a lampião e seu bando


Em 7 de Janeiro de 1929, ocorreu em abóbora, povoado de Juazeiro – BA, um confronto conhecido como '' Combate da Abóbora'' que ficou marcado pera morte de Antônio Juvenal da Silva, conhecido como ‘’Mergulhão’’ ou ‘’Antônio Rosa’’.


Tudo começou na cidade de Curaçá, Bahia. O tenente Odonel, com cerca de quinze homens, na catinga brava, embaixo de um sol escaldante, seguia o rastro do bando de Lampião. A volante chegou ao distrito de Juremal, e o bando havia assaltado o distrito há poucos minutos, tomando a caatinga por destino. A volante, já reduzida a oito homens seguia na caçada em busca do bando.


Após saírem de Juremal, se instalaram no distrito de abóbora, onde o bando dançava um forró em uma casa, que comemorava a construção de uma nova estrutura para uma feira do povoado. O bando foi surpreendido pela volante baiana, levando Lampião a sofrer uma

importante perca em solo baiano. Um dos líderes do seu bando, Mergulhão, tombou em combate. Além de Mergulhão, existe a estimativa que mais três cangaceiros foram baleados.


A morte de Mergulhão foi o estopim, para o início de um derramamento de sangue impiedoso na região norte, resultando em diversas chacinas brutais, executadas pelo bando em sua trajetória no Estado da Bahia, até serem mortos e decapitados em 28 de julho 1938,

na grota de Angicos, Sergipe.


Do lado policial, morreram dois homens:

José Rodrigues da Silva e Manoel Nascimento

Sousa.


O 3º Beic/Juazeiro realizará no distrito de Abóbora,

no feriado de 15/11 (Proclamação da República),

um evento, com o objetivo de homenagear

os dois policiais que foram mortos no combate.


O Cel PM Carlos Alberto Neves da Silva,

e o comandante do 3º BEIC, TC PM José

Carlos Soares Mariano, convidam toda a

comunidade e autoridades, para uma Parada Militar em homenagem aos soldados que foram mortos, no cumprimento da missão, no enfrentamento a Lampião e seu bando.


O Evento irá ocorrer no distrito de Abóbora, no dia 15/11/19, às 09h.

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro-BA, 48904-087