Acolhidos na casa do TFD em Salvador, familiares de pacientes em tratamento para Covid-19




A Secretaria da Saúde de Juazeiro está acolhendo na casa do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) os familiares e/ou acompanhantes de pacientes com Covid-19 comprovada e que precisaram de transferência para tratamento em Salvador. A SESAU informou que os acompanhantes não têm acesso às unidades hospitalares onde os pacientes estão internados e que toda a comunicação é feita por telefone, mas que para assegurar mais tranquilidade aos familiares, este acolhimento na casa se fez necessário. A secretaria reforçou que só está sendo permitida a presença de um membro familiar na casa.

Para a Secretária da Saúde, Fabíola Ribeiro, as medidas de proteção estão sendo tomadas e a ação é uma maneira da pessoa se sentir mais próxima de seu familiar. “Por entendermos o laço afetivo e também de apreensão, estamos disponibilizando a casa do TFD em Salvador para que os acompanhantes ou familiares possam ficar na capital. Sabemos que não está sendo permitida visita a pacientes com Covid-19 confirmadas nos hospitais, mas quem tem seu familiar internado quer estar próximo, mesmo que não possa visitar”, explicou.


Fabíola ainda acrescentou que “nenhum familiar está chegando à casa com sintoma ou sinal gripal e nossa equipe está atenta a essa situação. Todos os cuidados estão sendo tomados e reforçamos a necessidade de manter os hábitos de higiene pessoal, lavar as mãos com água e sabão, fazer o uso de álcool gel ou o líquido 70%, usar máscara e só sair de casa em casos de necessidade”, pontuou.



Fonte: Ascom/SESAU