Advogado de Lula cobrou Fecomércio por gasto em defesa de ex-presidente, indicam documentos



O escritório Teixeira & Martins Advogados cobrou da Fecomércio um gasto feito para atuar na defesa do ex-presidente Lula, indicam documentos da Operação Esquema S e da Justiça Federal no Distrito Federal.


O departamento financeiro do escritório solicitou à entidade reembolso do gasto pela passagem do trecho Brasília-São Paulo de Cristiano Zanin Martins na mesma data em que o advogado esteve na capital federal para uma audiência em processo do petista.


Para o Ministério Público Federal, a inclusão da despesa entre as solicitações de reembolso mostra que “muitas vezes, os interesses patrocinados claramente não eram de nenhuma das entidades do Sistema S”.


O advogado nega que a Fecomércio tenha custeado despesas da defesa do ex-presidente.


Zanin e seu sócio Roberto Teixeira são acusados de liderar um suposto esquema de tráfico de influência no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e no TCU (Tribunal de Contas da União) com desvio de recursos públicos do Sistema S. Eles foram alvos de mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quarta (9).


A denúncia contra a dupla foi feita a partir da delação de Orlando Diniz, ex-presidente do Sesc/Senac e Fecomércio do Rio de Janeiro. Os investigadores juntaram provas que consideram comprovar as afirmações do colaborador.


Diniz afirma que buscou o escritório de Zanin e Teixeira em busca de uma “solução política” para a disputa jurídica em torno do comando das entidades fluminenses. A firma recebeu R$ 67,8 milhões entre 2012 e 2018, segundo o Ministério Público Federal.


O contrato firmado entre eles previa que, além do pagamento previsto no acordo, a Fecomércio reembolsaria gastos decorrentes da atuação dos advogados em favor da entidade.


A solicitação de reembolso foi identificada numa planilha apreendida na sede da Fecomércio no dia da deflagração da Operação Jabuti, em que Diniz foi preso em fevereiro de 2018.


Fonte: Política Livre

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087