Agentes de Saúde debatem ‘Busca Ativa Escolar’ em Juazeiro.


Os Agentes Comunitários de Saúde de Juazeiro participaram de 13 a 17 de Maio de uma roda de conversa com o objetivo de conhecer e alinhar as estratégias para abordagem em campo considerando as diferentes causas da exclusão de crianças e adolescentes das escolas. O evento aconteceu no auditório do Centro de Saúde III.


A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas como: educação, saúde, assistência social e planejamento dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até as tomadas de providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.


Esse é um momento importante para nós agentes de saúde, que estamos em contato diário com as pessoas, temos conhecimento e sabemos a composição e andamento das famílias. Essa Busca Ativa por crianças e adolescentes que estejam fora do ambiente escolar pretende assegurar aos mesmos garantia de direitos que é a educação. Atrelado a isso, temos a saúde e demais parceiros para cuidados com este púbico que esteja fora do ambiente escolar. Além de identificar, vamos poder contribuir para que eles retornem as aulas e quem sabe tenham um futuro melhor”, descreveu a agente de saúde Antônia Nascimento.


De acordo com a diretora técnica da SESAU, Aretha Cavalcante de Souza, a escolha dos agentes como público alvo se dá por serem os profissionais responsáveis por fazer os primeiros alertas de possíveis situações das crianças e adolescentes fora da escola. “Os ACS estão em campo no dia a dia e têm conhecimento e informações das famílias. Este momento faz parte da plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, identificando as crianças e os adolescentes que se encontram fora da escola e produzindo alertas pelos meios, orientando para que as medidas sejam tomadas será possível solucionar os casos encontrados”.




Fonte: ASCOM PMJ

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087