Ampliação da testagem explica aumento significativo do número de casos da COVID-19 em Juazeiro



Nos últimos dias os boletins divulgados pela Secretaria da Saúde de Juazeiro/Sesau vêm registrando um significativo aumento no números de casos do novo coronavírus no município como reflexo da ampliação da testagem rápida, quando até esta quinta-feira dia 18 de junho já foram realizados 5.045 testes rápidos através do Laboratório Central, do Ponto de Coleta e do Mapeamento Imunológico.


Com o objetivo de zerar a espera por testes, a Prefeitura de Juazeiro mediante ações da Sesau iniciou os testes em quantidade pelos profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, como médicos, enfermeiros e técnicos de saúde; policiais federais, militares e civis; guardas municipais; agentes públicos de trânsito, de postura e de limpeza, e os trabalhadores dos veículos de imprensa. A segunda etapa teve início nesta semana com a ampliação do programa Vigilância COVID, que já passou pelos bairros Santo Antônio e Maringá e nesta sexta-feira, 19, chega ao bairro Piranga.

O prefeito Paulo Bomfim destaca que todos os esforços da gestão municipal estão centrados no combate à pandemia e para proteger a população. “Estamos investindo e ampliando as ações de testagem rápida e de medição de temperatura para que tenhamos um levantamento mais preciso da situação da pandemia e, com isso, podermos planejar novas ações e estratégias de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus”, afirma.


A secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, além de reforçar a importância dessa ação de testagem em quantidade, também ressalta que a subnotificação em Juazeiro é inferior à registrada na média do país. “Enquanto no Brasil estima-se que a cada 10 pessoas doentes apenas 3 são diagnosticadas, em Juazeiro são 5 a cada 10. Isto se deve ao aumento significativo no número de testes realizados pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde”, frisa.


Para demonstrar a importância do programa Vigilância COVID – que tem realizado testagem e medição de temperatura, além de limpeza e desinfecção das ruas em parceria com o SAAE e a SESP por bairros da cidade –, é preciso perceber a evolução do número de casos confirmados a partir dessa ação. Como comparativo, na última segunda-feira dia 15/06 apenas 01 caso positivo foi registrado e o total era de 187 pessoas infectadas.


Já no final desta quinta-feira dia 18/06 o boletim da Sesau informou 14 novos casos e o total de 281 pacientes confirmados com a COVID-19. Considerando os dois dias anteriores quando o salto foi ainda maior, com os registros de 42 novos casos na terça (16/06) e 73 na quarta (17/06), o município contabiliza um aumento de 65,5% de pacientes diagnosticados com a doença após ampliar a testagem em quantidade.


“O mapeamento do status imunológico é importante para fins de análise sobre a circulação do vírus no município. Diante dos dados levantados é possível planejar ações de enfrentamento cada vez mais eficazes”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Tatiane Malta.


Aliadas à testagem rápida no Ponto de Coleta em pacientes sintomáticos e ao programa Vigilância COVID, a Prefeitura de Juazeiro mantém as ações de conscientização para a importância das medidas restritivas, além do acompanhamento e fiscalização do cumprimento dos protocolos de segurança durante a abertura gradual das atividades econômicas. Outro dado importante é que, de acordo com notícia veiculada por telejornal da Rede Bahia nesta quinta-feira (18), e reverberada pela imprensa local, o município está hoje com taxa de 51% de isolamento social, acima da capital Salvador e de mais outros 5 municípios baianos de grande e médio portes.



Fonte: Ascom/PMJ

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087