Anvisa lista produtos que podem substituir álcool 70% na limpeza de superfícieis



Alternativas para higienização de superfícies com produtos que podem substituir o álcool 70% foram listadas em uma nota técnica publicada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta quinta-feira (23). Em meio à pandemia do novo coronavírus, a recomendação para limpeza de superfícies foi reforçada. O objetivo da divulgação da Anvisa é fornecer alternativas ao uso de produtos à base de álcool, diante do aumento da procura por esses itens no mercado. 


De acordo com a Agência, estudos mostram que desinfetantes domésticos comuns, incluindo sabão ou uma solução diluída de alvejante, podem desativar o coronavírus em superfícies, uma vez que o vírus tem uma camada protetora de gordura que é destruída por esses produtos.  


Na publicação da Anvisa, a entidade ressalta que a maioria dos desinfetantes levam de cinco a dez minutos de contato para inativar microrganismos. Após a aplicação do produto, é necessário esperar esse tempo para que ele faça efeito. Portanto, não é recomendada a limpeza imediata da superfície logo após o uso do desinfetante, dando o prazo suficiente para a destruição do vírus. 


Segundo as informações da nota, o uso de toalhas com desinfetante é útil para a limpeza, mas como a superfície higienizada não permanece molhada por mais do que alguns segundos, provavelmente essas toalhas não são muito úteis contra o coronavírus.


A água sanitária e os alvejantes comuns podem ser diluídos para desinfetar pisos e outras superfícies (com tempo de contato de 10 minutos).




Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087