Bahia não registrou 137 mortes por Covid-19 em 24h




A divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sebab), na última sexta-feira (26), gerou muita confusão.


De acordo com os dados, foram registrados 137 óbitos em diferentes datas, que vão de maio de 2020 a fevereiro de 2021, mas diversos veículos de imprensa afirmaram que as mortes se deram em um período de 24 horas.


Para ficar claro para a população: foram incluídas mais 07 mortes, ocorridas nos meses de maio e dezembro de 2020, e 130 de janeiro até 25 de fevereiro deste ano.


A justificativa da Sesab para a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos é a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.


O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.625, representando uma letalidade de 1,72%.



Fonte: Redação Cartaz da Cidade

Sua opinião é importante para nós. Faça o login e deixe seu comentário no rodapé de nossas matérias. O CARTAZ DA CIDADE agradece por sua participação.