Juazeiro: Após reclamação da população, Unidades de Saúde estão abastecidas com testes do Covid-19



A Prefeitura de Juazeiro reabasteceu as unidades de saúde da cidade com testes da Covid-19. O município fez um investimento de aproximadamente R$ 670 mil somente no mês de junho e a chegada dos testes a Juazeiro acontece de forma gradativa, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).


As Unidades Básicas de Saúde, Lacen e rede hospitalar já foram abastecidos. Cerca de cinco mil testes já estão disponíveis nessas unidades. A compra garante um estoque suficiente para atender a demanda do município pelo período de 30 dias. Na segunda semana de julho a Prefeitura de Juazeiro deverá receber mais 10 mil kits.


“Vamos ampliar a quantidade de testes, permitindo a identificação de pessoas infectadas pela Covid-19 e o encaminhamento imediato desse paciente ao isolamento social. Com esse empenho da gestão municipal, conseguiremos alcançar resultados melhores no enfrentamento ao novo coronavírus”, destaca o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.


O planejamento financeiro da Sesau é para a compra de 150 mil testes. De acordo com a diretora de Assistência Farmacêutica de Juazeiro, Renata Lopes, somente o primeiro lote recebido garante estoque suficiente para atender a demanda do município pelo período de 30 dias. “Com mais dez mil testes que receberemos posteriormente atenderemos a demanda de até três meses. Nosso planejamento financeiro é de uma compra de 150 mil testes da Covid-19, que vamos recebendo de forma gradual, conforme a necessidade”, conclui Renata.


Quem deve fazer o teste de Covid-19?


Existem diferentes tipos de testes para Covid-19, que permitem saber se a pessoa está infectada pelo coronavírus ou se, em algum momento, já teve contato com o vírus, tendo desenvolvido imunidade.


O único teste capaz de confirmar a infecção ativa de covid-19 é o exame de secreções (RT-PCR), no qual uma amostra é retirada, através do nariz ou da boca, e analisada no laboratório, confirmando, ou não, a presença do vírus no corpo.


Qualquer outro teste para Covid-19, seja o teste rápido ou o exame de sangue (sorologia), não é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um teste de diagnóstico da covid-19 e serve apenas para identificar pessoas que já tiveram contato com o vírus, podendo não ter a infecção ativa no momento do teste.


Sintomas


Caso a pessoa apresente sinais de infecção pelo coronavírus, como tosse seca, febre e cansaço excessivo, a orientação médica é procurar uma unidade de saúde para o teste.


Com informações da Ascom/PMJ

Comente e Compartilhe!