Candidato a prefeito de Petrolina tem sua conta de whatsapp clonada e faz alerta



Os golpes realizados através de clonagem das contas registradas no aplicativos de mensagens wahtsapp continuam frequentes mesmo com os alertas das autoridades especialistas em segurança cibernética. Neste fim de semana, a vítima foi o ex-candidato a prefeito de Petrolina pelo Partido Verde (PV), Delmiro Santos. Golpistas clonaram sua conta de whatsapp e pediram dinheiro a parentes, amigos e algumas pessoas das suas redes de contatos.


Em mensagem enviada para alguns amigos, Delmiro informou que recuperou a conta e solicitou aos seus contatos que caso recebam esse tipo de mensagem, desconsiderem. Finalizou pedindo desculpas pelos transtornos.


Na última semana outra vítima foi o presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Aerolande Cruz que encaminhou nota à imprensa alertando que algumas pessoas estavam utilizando o seu nome e enviando áudios de whatsapp também pedindo dinheiro. O presidente informou, à época, que foi feito um Boletim de Ocorrência, pois algumas pessoas próximas teriam sido lesadas.


Dicas de segurança contra golpes no WhatsApp


Especialistas em tecnologia dão algumas dicas para evitar que o cidadão caia nesses golpes. Confira:


- Desconfie de mensagens que possuam erros ortográficos ou gramaticais e que peçam que você toque em um determinado link para obter alguma vantagem;


- Evite responder mensagens que peçam que você encaminhe informações pessoais como: número de cartão de crédito, conta bancária, data de aniversário, senha etc;


- Não opere a rede de mentiras. Evite os pedidos para repassar a mensagem;


- Links sugeridos (e encurtados) são perigosos, podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de aplicativos não solicitados ou até arquivos executáveis .exe e plugins em caso de uso do WhatsApp Web, no computador;


- Você não vai precisar pagar para usar o WhatsApp, que é um aplicativo gratuito. Evite cair nesse e em outros mitos que prometem recursos novos ou premium.


Além das dicas, a plataforma oferece uma seção de segurança que explica alguns recursos de privacidade e criptografia do WhatsApp. (Fonte: Tecnoblog)


Iana Lima - Jornalista

Foto reprodução de internet

Comente e Compartilhe!