Compesa afirma que sistema de esgotamento em Petrolina está sobrecarregado e a drenagem é deficiente



As chuvas tem causado transtorno também em Petrolina e desde a madrugada desta sexta-feira (23), segundo informações da Prefeitura de Petrolina, há registros de ter chovido entre 48 e 89 milímetros na área urbana, sendo a zona oeste do município a mais afetada. Os principais pontos afetados pela água foram os bairros Henrique Leite, Antônio Cassimiro, São Gonçalo, Loteamento Recife, Dom Avelar, Pedro Raimundo, João de Deus, Jardim Petrópolis e Vale do Grande Rio.


Em nota enviada para a imprensa, a Companhia Pernambucana de Saneamento e Abastecimento - Compesa informa que, devido às fortes chuvas das últimas horas, "os sistemas de esgotamento sanitário estão sobrecarregados pelo elevado volume de água das chuvas. Isso ocorre pela ausência e/ou deficiência do sistema de drenagem de água pluvial, cuja competência é do poder público municipal", enfatizou.


O órgão ainda lembra que é necessária a colaboração dos cidadãos. "A Companhia destaca que é fundamental que a população colabore não jogando lixo nas tubulações, não retirando as tampas dos poços de visita (equipamento por onde são realizados os serviços de manutenção) e nem realize ligações de água de chuva na rede de esgoto, pois isso agrava mais ainda a situação devido ao acúmulo de areia e lixo dentro das redes coletoras, o que danifica todo sistema, e prejudica o tratamento adequado do esgoto", detalhou.


Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Compesa 0800 081 0195, pelo site www.servico.comesa.com.br ou pelo aplicativo Compesa Mobile.


Prefeitura Municipal


A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) faz cotidianamente a limpeza de canais e grelhas. Para minimizar os transtornos das chuvas desta noite, a prefeitura mobilizou técnicos com máquinas e diversas equipes para realizar monitoramento, serviços de desobstrução, drenagem, retirada de lixo e areia dos canais, entre outras medidas. As equipes seguirão o trabalho enquanto houver necessidade.



Previsão


A previsão é de sol com algumas nuvens e chuvas esparsas durante o dia a noite em todo final de semana. Até o momento, não houve registro de desabrigados no município. As equipes seguirão em estado de alerta nos bairros ao longo do dia. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 153.


Iana Lima - Jornalista

Foto divulgação PMP.


Comente e Compartilhe!