Coronel Anselmo Bispo.

Conheça um pouca da história desse nobre cidadão Juazeirense...

JOSÉ ANSELMO MOREIRA BISPO, nascido em 31/08/1963, em Juazeiro-Ba, na maternidade São José, filho de Adelaide Moreira Bispo, também juazeirense, e de José Pereira Bispo (in memorian), SGT PM Bispo, maestro, pernambucano de Belém do São Francisco, mas juazeirense de coração e adoção, com 40 dias de nascido foi morar na cidade de Itagibá, no sul da Bahia, onde seu pai foi exercer a função de Delegado de Polícia, por lá permanecendo até os 06 anos.


Retornando a Juazeiro estudou no Colégio Dr. Edson Ribeiro, da 1ª à 6ª série. Em 1977 novamente teve que sair de Juazeiro, indo morar na cidade de Pindobaçú-Ba, em virtude do seu pai ter sido nomeado Delegado de Polícia, por lá permaneceu por 06 anos, cursando o restante do 2º grau em colégios de Sr. do Bonfim e Campo Formoso, como o Colégio Augusto Galvão onde fez o curso de magistério, retornando a Juazeiro em 1983. Neste mesmo ano fez o vestibular para Administração de Empresas, na FACAPE e para Oficial da Policia Militar da Bahia, sendo aprovado em ambos, mas optando por cursar o Curso de Formação de Oficiais, na Academia da Policia Militar do Bonfim, em Salvador, iniciando o curso em 12/03/1984 e sendo declarado Aspirante à Oficial em 08/08/1986. Após a conclusão do curso, foi designado para trabalhar no 7º Batalhão da PMBA, em Salvador, sendo transferido em fevereiro de 1987 para o 6º BPM, ainda em Salvador, período em que foi promovido ao posto de 2º Tenente PM, em 17/02/1987.


Em março de 1988, ocorreu sua transferência para o 3º BPM, sua cidade natal, ano em que realizou seu casamento com Mônica Lopez do Prado Bispo (em 27/05/1988), gerando dessa união dois filhos: Larissa Lopez do Prado Bispo, advogada, e Matheus Lopez do Prado Bispo, também advogado. Em 17/02/1989 foi promovido ao posto de 1º Tenente PM, ainda em Juazeiro-Ba. Profissionalmente exerceu diversas funções, comandou o Pelotão PM de Curaçá-Ba (1988), foi subcomandante da 3ª Companhia do 3º BPM em Sr do Bonfim (89-90), exerceu a função de Delegado de Polícia no Núcleo Residencial Pilar (Caraíba Metais) no período de 1991 a 1995, entre 1997 e 2002 exerceu a função de Comandante da 3ª CIA PM do 3º BPM em Sobradinho Bahia, onde foi promovido ao posto de Capitão PM (17/12/1997), sendo em 2002, nomeado Comandante da 54ª Companhia Independente da PM localizado em Campo Formoso-Ba, onde permaneceu até 2005, quando retornou a Juazeiro, nomeado Subcomandante do 3º BPM.


Em 2006 foi nomeado Comandante da Companhia de Polícia de Ações em Caatinga – CPAC exercendo com muita, responsabilidade e dedicação. Neste período a Companhia recebeu diversos elogios pela imprensa baiana devido a sua atuação em diversas ações na capital baiana. Permaneceu nessa função até 2010, período em que foi promovido ao posto de Major PM (23/12/2006), posteriormente nomeado Comandante da 76ª Companhia Independente, em Juazeiro, Unidade esta que foi o responsável pela sua implantação. Em 2011 foi nomeado Comandante do 6º BPM em Senhor do Bonfim e promovido ao posto de Tenente Coronel (14/11/2011), função que exerceu até 2016, quando foi promovido ao último Posto da Corporação, o Posto de Coronel, tendo sido nomeado Comandante e Diretor de Ensino da Academia da Polícia Militar da Bahia, instituição de ensino superior da PMBA, responsável pela formação e aperfeiçoamento dos Oficiais da Corporação, quando em junho de 2017 retornou a Juazeiro, para comandar o Comando do Policiamento Regional Norte, responsável pela segurança de 53 (cinquenta e três) municípios.


O Cel. Anselmo Bispo, revela com muita emoção os momentos felizes de sua vida “Minha infância e adolescência foram muito felizes e proveitosa, apesar de não viver uma vida de grandes posses, mas, frequentei sempre bons ambientes, em função até do excelente relacionamento social dos meus pais, passando inúmeras férias escolares na Fazenda Mari dos Moreiras, próximo a Itamotinga, onde residiam meus avós maternos. Desde 1970 nos mudamos para o bairro do Country Club, onde minha mãe reside até hoje. Um registro importante em minha vida é que antes de ser Oficial da PMBA, fui Menor Aprendiz do Banco do Brasil, em Pindobaçú - Ba (de 1979 até 1881), sendo também contratado do mesmo Banco e posteriormente fui admitido como professor primário do Estado da Bahia, desenvolvendo meu trabalho no Grupo Escolar Leopoldina Leal, no bairro do Quidé, em Juazeiro. Na minha vida além PM, estive envolvido em movimentos festivos, sendo um dos sócios do Bloco Sei Lá, o precursor dos blocos de trio e corda na nossa cidade, fazendo isso por mais de dez anos, além de ter sido presidente do Clube dos Oficiais, núcleo Juazeiro, e componente da diretoria do São Francisco Country Club. Também componho o Conselho Deliberativo do Juazeiro Social Clube. No campo esportivo, compus a equipe que representava o São Francisco Country Club no campeonato de Futsal da Juazeiro, compondo também a Seleção juazeirense de Futsal". Retornando a vida profissional, cursou e concluiu as Especializações em Segurança Pública (2003) e em Gestão Estratégia de Segurança Pública (2013), ambas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tendo obtido a 5ª colocação neste último. Foi condecorado com as medalhas de bronze e prata, 10 e 20 anos de relevantes serviços prestados à PMBA, respectivamente, além das medalhas Visconde de Itaparica (PMBA), Amigo da Marinha do Brasil, Mérito Pernambucano (PMPE), Mérito do Bombeiro Militar de Pernambuco, Medalha Tiradentes da PM do Amazonas, Medalha do Mérito da PM do Maranhão, Medalha Thomé de Souza da Câmara Municipal de Salvador e Comenda Dois de Julho, a maior honraria do Estado da Bahia, concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia. Também fez diversos cursos na área de segurança pública, como os cursos de Gerenciamento de Crises, Qualidade Total, Segurança e Escolta de Autoridades e Dignitários (CATI/SWAT), Fiscalização Ambiental, Estágio Básico de Caatinga (EB), dentre inúmeros, participando da formação de Policiais Militares e Civis como Instrutor, bem como de Cursos para policiais de outras Unidades da Federação. Foi homenageado com os títulos de cidadão bonfinense, jaguarariense, campoformosense, jacobinense e pindobacuense, pelas respectivas Câmaras Municipais. Ainda possui os títulos de Amigo da Imprensa, Amigo do 5º BPM/Petrolina-Pe e Amigo do Colégio da Policia Militar em Juazeiro.


Esta é a história deste Policial Militar da Bahia que com sua lealdade, disciplina e pendor profissional está contribuindo para o brilhante resultado da formação do Policial Militar com excelência, dentro dos princípios de respeito aos Direitos Humanos e da Polícia Comunitária. Demonstrando compromisso inexorável no cumprimento das missões a ele atribuídas e seu comprometimento e dedicação Dotado de singular competência operacional, prestativo e disciplinado, o oficial ora mencionado, é exemplo de abnegação, pois seu cotidiano é marcado pela incondicional entrega às missões de formação técnica e profissional dos milicianos baianos que sempre se materializa em resultados profícuos e sem máculas. Como forma de reconhecimento pela sua dedicação e trabalho, na sua conduta digna e irreparável é o nosso homenageado servindo de exemplo a seus pares e subordinados. Suas características profissionais e pessoais em muito contribuíram e contribuem para o engrandecimento de nossa cidade. registramos esta matéria, em especial, para que na sua conduta digna e irreparável sirva de exemplo a seus pares e subordinados. Suas características profissionais e pessoais em muito contribuíram e contribuem para o engrandecimento de nossa cidade.




Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087