Deputados nem-nem: Cinco parlamentares não discursam nem debatem no plenário da AL-BA.


No primeiro semestre da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), cinco deputados estaduais passaram longe de discursos, debates e discussões no plenário do legislativo. Com salários de R$ 25 mil, David Rios (PSDB), Eduardo Salles, Jurandy Oliveira (PP), Jurailton Santos (PRB) e Talita Oliveira (PSL) não fizeram nem discursos, nem questões de ordem, aparte e relatoria de projetos nas 63 sessões deliberativas no primeiro semestre. Os dados foram obtidos do departamento de taquigrafia da AL-BA pelo Bahia Notícias por meio de Lei de Acesso à Informação (LAI). 


O discurso parlamentar é uma das almas do processo legislativo. A construção da Constituição Federal de 1988 no Congresso Nacional, por exemplo, foi resultado de intensos debates ocorridos em plenário com mais de 35.800 intervenções verbais feitas durante a Assembleia Nacional Constituinte. 


Sem participar dos debates na AL-BA, Talita Oliveira, Jurailton Santos e David Rios não contribuem para o pleito da oposição que cobra mais discussão dos projetos enviados pelo governador Rui Costa (PT) e aprovados em regime de urgência pela bancada de governo com facilidade. Reduzida pelo processo eleitoral de 2018, a bancada de oposição reclamou das aparições diminutas dos deputados do grupo em plenário durante o primeiro semestre. Se Não fosse um pedido de questão de ordem, o deputado estadual Antônio Henrique Júnior (PP) também faria parte da lista dos “nem-nem”.

Eduardo Salles é líder do PP na AL-BA, enquanto Jurandy Oliveira é o decano da Casa. Talita Oliveira faz parte da mesa diretora que lidera a Assembleia Legislativa. Apesar de participação nula no plenário, os parlamentares tiveram frequência praticamente total no primeiro semestre. A frequência registrada é elemento que garante a integralidade do salário do deputado, entretanto, a presença em plenário não é obrigatoriedade para o registro. 






Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro-BA, 48904-087