Especial de Natal do Porta dos Fundos deverá sair do ar, após determinação da Justiça.

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através do Desembargador Benedicto Abicair, determinou, em caráter liminar (provisório) que o Netflix retire do ar imediatamente, o 'Especial de Natal do Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo', bem como Trailer, Making off, propagandas e qualquer alusão publicitária ao filme. A decisão manda ainda que a produtora e distribuidora Audiovisual Porta dos Fundos se abstenha de autorizar a exibição e/ou divulgação do Especial de Natal por qualquer outro meio, sob a pena de multa diária no valor de R$ 150 mil.
A decisão do Desembargador atende ao pedido da Associação Dom Bosco Fé e Cultura. O Especial de Natal Porta dos Fundos insinua que após Jesus ter passado 40 dias no deserto, o mesmo teria tido uma experiência homossexual.
Na decisão, o desembargador Benedicto Abicair diz que: "As liberdades de expressão, artística e de imprensa são primordiais e essenciais na democracia. Entretanto, não podem elas servir de desculpa ou respaldo para toda e qualquer manifestação, quando há dúvidas sobre se tratar de crítica, debate ou achincalhe. O debate consiste na troca de opiniões. A crítica, na avaliação contrária a gostos ou princípios. Achincalhe consiste em desmerecer algo ou alguém por motivos subjetivos, sem medir consequências."
Em nota, a produtora e distribuidora Audiovisual Porta dos Fundos afirmou que ainda não foi notificada da decisão da Justiça.