Estudantes da Univasf participarão do programa PROADI-SUS no Hospital Israelita Albert Einstein.


Dois estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram selecionados pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, para participar de um período de imersão no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), em São Paulo (SP). Durante dois meses, os discentes Janine Vasconcelos, do curso de Farmácia, e Mateus Ferreira, de Enfermagem, atuarão junto com as equipes do HIAE, do Ministério da Saúde e outros dois estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), também selecionados pelo PROADI-SUS, para dar vida a projetos que visam fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).


Os universitários estarão no HIAE de 14 de janeiro a 13 de março, período em que desenvolverão produtos e ações concebidos durante as atividades dos Workshops “Design Thinking para o SUS (DT-SUS): inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, promovidos em 2019 no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), e no Campus do Bacanga da UFMA, em São Luís (MA). Os estudantes foram selecionados de um total de 144 participantes (72 por universidade) nos workshops.


Um dos protótipos a ser desenvolvido durante a imersão no HIAE será uma pulseira com aplicativo de monitoramento, pensada por uma equipe de professores, discentes e profissionais da saúde ligados à Univasf e ao Hospital Universitário (HU-Univasf). A estudante Janine Vasconcelos foi integrante da equipe e explica que o produto tem o objetivo de monitorar sinais de risco iminente para Acidente Vascular Cerebral (AVC) entre pacientes, visando possibilitar o encaminhamento destas pessoas para as terapias necessárias o mais rápido possível.


Além deste protótipo, também serão desenvolvidas estratégias para melhoria do atendimento de pacientes com doenças negligenciadas (Hanseniase e Leishmaniose) e solução de problemas quanto à segurança dos pacientes da saúde pública. Os universitários selecionados irão receber uma ajuda de custo de R$5 mil mensais.



Fonte: ASCOM/Univasf

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087