Histórias do Arquivo do 3º BEIC



O comandante do 3º BEIC/Juazeiro (Batalhão de Ensino, Capacitação e Instrução), TC PM José Carlos Soares Mariano, tem a honra de lançar o projeto: “Histórias do Arquivo do 3º BEIC”. É um projeto cujo objetivo consiste em rememorar a História do antigo e imponente 3º BPM/J (Batalhão de Polícia Militar de Juazeiro). Recapitular curiosidades, fatos, diligências, pessoas e acontecimentos pertinentes à PMBA, em toda a circunscrição daquele que foi o Batalhão mais emblemático e mais sertanejo da nossa instituição.


O projeto se assenta no propósito de contar e cantar a amplidão de situações próprias do universo militar, vividas e protagonizadas por Policiais Militares no seio da sociedade nortenha, ao longo dos 124 anos de existência da nossa Unidade. Desde o “5º Corpo de Polícia”, como foi chamado por Euclides da Cunha, em “Os Sertões”, na Guerra de Canudos, até os dias atuais com a nomenclatura mais recente de 3º BEIC. Serão informações oriundas do nosso riquíssimo arquivo, concatenadas com diversas outras fontes de pesquisa (livros, jornais antigos, entrevistas etc.).

A aspiração é suprir a vital necessidade do sentimento de pertencimento dos policiais com a corporação, mostrando-lhes o relevante papel histórico e cultural da instituição ao longo do tempo. Vincular o policial diretamente com a instituição, e a instituição diretamente com a sociedade, destacando o papel protetivo e participativo da organização PM, nas agitações e vicissitudes sociais ocorrida no semiárido do extremo Norte da Bahia.


Mostrar para a sociedade e para os Policiais Militares, sobretudo, à atual geração, que o 3º BPM não somente transformou, mas também, foi transformado pela dinâmica social de cada tempo, mantendo-se firme ao “espírito das leis” (expressão maior dos valores sociais de cada período), balizando e mediando conflitos entre os homens e mulheres do Sertão, pois como reverberou Guimarães Rosa, em “Grande Sertão: Veredas”: “O sertão é do tamanho do mundo”, contrariando aqueles que sustentam ser o Sertão o fim do mundo.


Enfim, é uma maneira de resgatar e suscitar a colossal importância do antigo 3º BPM, bastião da Segurança Pública, desde o Piemonte Norte do Itapicuru ao além São Francisco, rendendo homenagens a cada membro da corporação e florescendo lisonja em seus familiares, pela valorosa contribuição na manutenção da Segurança Pública por essas terras, pois como citou José de Alencar em “O Sertanejo”: “...no Sertão os homens ou são irmãos ou são inimigos”, enfatizando a peculiaridade genuína das relações por estas plagas do Norte.


Sigam as redes sociais do 3º BEIC para acompanhar todas as publicações:


3º BEIC (Instagram)


3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação - 3º BEIC (Facebook)



Fonte: ASCOM/ 3º BEIC

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087