Juazeiro: comunidades começam a passar por testagem rápida para Covid-19.




O programa Vigilância Covid foi ampliado e está levando o trabalho de testagem aos bairros e distritos com maior número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus. Além disso, passará a abranger ações de prevenção a outras doenças infecciosas. A iniciativa já passou pelo bairro Santo Antônio e está chegando à Maringá e Piranga.

“O conjunto de serviços contará com a testagem em domicílio das residências vizinhas aos casos já confirmados, compreendendo todos os moradores do primeiro imóvel à direita e do primeiro à esquerda. Também são testados os moradores das casas com casos positivos”, explica a secretária Fabíola Ribeiro.


Em cada comunidade visitada há ainda um drive-thru para medição de temperatura dos moradores. Pessoas com quadro febril também são submetidas aos exames e notificadas. Além destes, pessoas acamadas são visitadas pela equipe da Vigilância e testadas para o novo coronavírus.


O programa também envolve ações de limpeza pública, prevenção à dengue com uso do fumacê, campanhas educativas e desinfecção de ruas. Em conjunto com a Secretaria da Saúde, o projeto conta com o apoio da SESP e do SAAE.


Cronograma inicial


Dias 16 e 17 de junho - Santo Antônio (já ocorrido)

Dia 18 de junho - Maringá

Dia 19 de junho - Piranga



Fonte: Ascom/PMJ