Juazeiro: Prefeito Paulo Bomfim anuncia reabertura do comécio a partir desta segunda-feira (01)



Em coletiva de imprensa realizada no final da manhã desta quinta-feira (28), com a presença do Presidente da CDL, o Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, apresentou um plano de reabertura do comércio da cidade que funcionará em três etapas.


Paulo Bomfim anunciou ainda as novas medidas que os estabelecimentos deverão seguir.


Segue abaixo o plano de retomada do comércio de Juazeiro:


PLANO DE RETOMADA DO COMÉRCIO E OUTRAS ATIVIDADES


Este plano orienta a retomada das atividades comerciais, sendo divido por fases. Ele também inclui a autorização para a volta do funcionamento de outros segmentos. Antes de apresentá-lo, será preciso destacar algumas características das restrições trazidas até aqui nos decretos municipais.


Juazeiro manteve em funcionamento parte significativa das atividades comerciais, mas estabeleceu critérios e medidas preventivas, como limitação no número de pessoas em cada estabelecimento, distanciamento em filas, etc. Neste plano, tais condições permanecem.

Acrescenta-se agora a exigência do uso de máscaras por funcionários e clientes, além da disponibilização de álcool em gel em todos os tipos de empreendimentos.


Este plano prevê condições para a reabertura do comércio em geral. A manutenção do funcionamento de lojas e outros estabelecimentos está condicionada aos indicadores de avanço da pandemia na cidade, percentuais de ocupação de leitos (o atingimento de 70% desencadeará reavaliação deste plano) e capacidade de atendimento na rede de saúde.

1ª FASE: 1º de Junho de 2020


Lojas em geral, óticas, suplementos, produtos naturais e outros estabelecimentos de áreas não essenciais poderão funcionar, das 8h às 18h, de segunda a sexta - exceto feriados. O trabalho dos ambulantes será acompanhado pela SEMAURB. Também volta a funcionar o sistema de estacionamentos rotativos (zona azul).

Critérios de funcionamento:


Todas as lojas e empreendimentos comerciais dos diversos segmentos deverão autorizar a permanência de, no máximo, um cliente para cada 12,5 metros quadrados do imóvel e adotar medidas de higiene e proteção:


  • Aferição da temperatura na entrada das lojas.

  • Exigência do uso de máscara para todos os clientes e funcionários.


  • Demarcação de posicionamento das pessoas nas filas, com distância mínima de 2 metros entre elas.


  • Proibição de consumo de produtos no interior dos estabelecimentos


  • Fornecimento de álcool em gel para clientes e funcionários.

  • O comércio varejista de rua também deve controlar o efetivo de trabalhadores:

Apenas empresas com até quatro funcionários poderão funcionar com 100% do pessoal. Para as lojas com mais de cinco funcionários, são exigidos rodízios do efetivo, que variam de acordo com o tamanho da empresa. Para o caso das lojas que possuam entre 10 e 20 funcionários, efetivo de 50% por dia; Entre 21 e 49, 40% do efetivo; A partir de 50 funcionários, no máximo, 30% do efetivo.


  • Pessoas acima dos 60 anos e crianças abaixo dos 12 anos de idade não poderão frequentar estes estabelecimentos. Eles deverão orientar, através de cartazes, que portadores do doenças crônicas também não deverão frequentá-los no período da pandemia.

Outras atividades:


Cultos, missas e outras celebrações religiosas poderão se realizadas, desde que, com ocupação máxima de 40% dos espaços disponíveis, controle no acesso, distanciamento mínimo de 2 metros entre as cadeiras ou ocupantes dos assentos em bancos, disponibilização de álcool em gel na entrada e saída, além do uso de máscaras por todos os presentes.


Recomenda-se que pessoas acima dos 60 anos, portadores de doenças crônicas e crianças abaixo dos 12 anos de idade não frequentem as celebrações no período da pandemia.

2ª FASE: 15 de Junho de 2020


Feiras, mercados, salões de beleza e barbearias, funcionarão no horário comercial convencional. Shoppings abrirão de 12h às 20h e galerias no horário comercial.


  • A AMA deverá apresentar um plano de reabertura das feiras livres e mercados, com controle de acessos, distanciamento mínimo entre bancas, determinação do uso de máscara e álcool em gel, horários e dias de funcionamento;


  • Salões de beleza e barbearias deverão funcionar através de agendamento e garantia da distância mínima de 2 metros, além de uso de máscaras, luvas e álcool em gel.


  • Os shoppings e galerias deverão seguir, em suas lojas, os mesmos critérios de distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel estabelecidos para o comércio de rua. O controle de temperatura deverá ser feito na entrada destes estabelecimentos. Pessoas acima dos 60 anos e crianças abaixo dos 12 anos de idade não poderão frequentá-los, cartazes deverão orientar que portadores de doenças crônicas também não devem acessar estes estabelecimentos no período da pandemia.


3ª FASE: 29 de Junho de 2020


Academias de ginástica, restaurantes, bares e lanchonetes funcionarão nos horários comerciais.


  • Bares e restaurantes deverão funcionar com, no máximo, 30% da ocupação de mesas e cadeiras, controlando o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas;


  • As academias de ginástica deverão funcionar também fazendo o controle de temperatura no acesso, permissão de ocupação de apenas 30% da sua capacidade, higienização permanente dos equipamentos, exigência do uso de máscaras e luvas pelos profissionais e frequentadores.

OUTROS SEGMENTOS:


- Permanece proibida a aglomeração de pessoas em praças, e parques, além de eventos públicos ou particulares.

O QUE NÃO PODE FUNCIONAR :


- Casas noturnas, boates e similares;


- Teatros, cinemas e demais casas de evento;


- Clubes, associações recreativas e afins, áreas comuns, playground, complexos de lazer, pista de skate e complexos esportivos;


- Aulas presenciais.

Manutenção das ações de controle da Prefeitura de Juazeiro


- O período de vigência do toque de recolher será ampliado até 14 de junho;


-Será feita a fiscalização dos critérios exigidos para reabertura, inclusive com apoio das

entidades do comércio. Guarda Municipal e SEMAURB atuarão nesta tarefa;


- Organização do setor bancário; -Ampliação das barreiras sanitárias;


-Ampliação da testagem;


-Aprimoramento da rede hospitalar e busca por novos leitos;


-Abrigo para pessoas em situação de rua;


- Distribuição de kits de alimentação para alunos da Rede Municipal.



Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087