Juazeiro: profissionais são orientados sobre cuidados com EPI’s durante atendimentos



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro foi transformada há uma semana em referência para assistência à pacientes com síndromes respiratórias, sejam suspeitas do novo coronavírus, H1N1 ou qualquer outra síndrome respiratória.


Com isso, nesta segunda-feira (18), os profissionais da rede especializada que estão na linha de frente do atendimento a sintomáticos respiratórios receberam mais uma vez orientações de como colocar e retirar os EPI’s de maneira segura. 


Para evitar aglomerações, as novas orientações serão repassadas durante três dias no serviço. O momento está sendo realizado pelo médico infectologista e assessor da SESAU, Washington Luís. Estão sendo abordadas informações sobre a paramentação, desparamentação, descarte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). 


A UPA registra até a presente data o atendimento de 151 pessoas com queixas respiratórias. Deste quantitativo, cinco pacientes tiveram pedido de regulação pela Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), nenhum caso grave classificado como vermelho, somente necessidade de assistência hospitalar e realização dos testes para saber qual a doença os mesmo portavam. 


Para o diretor da unidade, Júnior Tanuri, o momento de orientações é sempre bem vindo.

“Recebemos com muita satisfação mais este momento com o médico infectologista Washington Luís. É um profissional experiente e que tem contribuído muito com informações técnicas em nossa rede de saúde especializada durante esta pandemia que estamos vivenciando. O que muda neste momento é que agora estamos lidando com casos exclusivamente suspeitos, não há mais atendimentos de outras doenças aqui. Nossos profissionais trabalham todos paramentados e precisamos deste reforço para evitar contaminação na hora de retirar estes equipamentos”, explicou. 


Desde o dia 09 de março a gestão municipal vem realizando capacitações com os profissionais de saúde do município. Outro mecanismo usado para levar orientações aos mesmos foi a gravação de vídeos ensinando a maneira correta de colocar e retirar os EPI’s, além do descarte correto de cada item.


A UPA passou por reforma, está climatizada e os demais pacientes, para não ficarem sem assistência, têm os atendimentos clínicos realizados desde o dia 11 de maio no Hospital Promatre. Os atendimentos infantis estão sendo realizados desde o dia 01 de abril no Hospital São Lucas.



Fonte: Ascom/ SESAU

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087