Juazeiro: UBS realizaram mais de 3.200 testes rápidos e 2.020 pessoas testaram negativo para a Covid



A testagem rápida nos postos dos bairros e distritos que apresentam maior incidência de infectados pelo novo coronavírus prossegue com a aplicação diária realizada pelas equipes da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Juazeiro. Até a sexta-feira, 21 de agosto, foram testados um total de 3.268 pacientes, dos quais 2.020 apresentaram resultados negativos e 1.248 foram positivados para a COVID-19.


O município ampliou as ações de enfrentamento à pandemia oferecendo o acesso aos testes a usuários dos postos de saúde que apresentam suspeitas para a COVID-19. Tanto nos bairros periféricos quanto nas localidades do interior a ação tem agilizado o atendimento evitando o deslocamento das pessoas para as unidades centrais, além de ajudar a prevenir uma cadeia de propagação em cada uma das comunidades.

De acordo com o portal Farol Covid, uma iniciativa da plataforma CoronaCidades que oferece informações qualificadas e atualizadas diariamente sobre o avanço e efeitos da resposta ao coronavírus em cada cidade brasileira, Juazeiro apresenta uma das menores taxas de subnotificação do país e atualmente está com ritmo de contágio em indicação de queda.


Semana passada o levantamento da plataforma apontava que cada contaminado no município infectava em média de 1.0 a 1.2 pessoas e agora a taxa está em 0,9 a 1.1 pessoas.


“Nas últimas semanas percebemos que Juazeiro caminha para uma desaceleração do ritmo de contágio e precisamos nos manter alertas para que isso seja confirmado nos próximos dias. A testagem nos postos tem sido de suma importância para esse acompanhamento da doença no município e a população, tanto da sede quanto do interior, está sendo assistida nesse momento tão difícil que estamos atravessando durante essa pandemia. Mas vamos superar com o esforço de todos, a gestão empreendendo as importantes ações de enfrentamento e cada cidadão e cidadã tomando os cuidados necessários de prevenção para que a contaminação não volte a crescer”, ressaltou a secretária da Saúde Fabíola Ribeiro.


A diretora da Atenção Primária da SESAU Juazeiro, Simone Freire, explica que os pacientes dos postos são encaminhados para testes no período recomendado, o que permite às equipes acompanharem como o novo coronavírus tem evoluído naquele território. “A testagem nas UBS, além de facilitar o acesso da população a esse serviço, promove maior autonomia às equipes de saúde da atenção básica, tanto para o monitoramento da doença quanto também como facilitador para o planejamento das ações da secretaria no combate à pandemia”.



Fonte: Ascom/PMJ

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087