OMS comemora uso de corticoide contra Covid-19: “Avanço científico”



O diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que se trata do primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade

A comprovação de que a dexametasona reduz a incidência de morte por Covid-19 em pacientes que apresentaram quadros graves da doença foi comemorada, nesta quarta-feira (17), pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O órgão considerou a descoberta dos pesquisadores da Universidade de Oxford, do Reino Unido, como um “avanço científico” no combate à pandemia. O tratamento com o corticoide representou redução de mortes de 35% no grupo de pacientes que utilizaram respiradores e de 20% para os que precisaram de outro tipo de suporte respiratório,de acordo com dados divulgados pelos pesquisadores. As informações, entretanto, ainda não foram publicados em revista científica.


“É o primeiro tratamento comprovado que reduz a mortalidade em pacientes. São ótimas notícias e congratulo o governo britânico, a Universidade de Oxford e os muitos hospitais e pacientes no Reino Unido que contribuíram para esse avanço científico capaz de salvar vidas”, comemorou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. Vale ressaltar que o estudo de Oxford mostrou benefícios do tratamento para pacientes graves de Covid-19, mas não houve diferenças em relação aos quadros mais leves da doença.


O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido anunciou que o corticoide será incluído no protocolo de tratamento da Covid-19. O Brasil também trabalha em uma pesquisa sobre a eficácia da dexametasona. Um estudo coordenado pelo Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Aché Laboratórios, está em andamento com pacientes internados em 40 unidades hospitalares do país.


Fonte: Metrópole

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087