Pessoas com Síndrome de Down estão inclusas na próxima fase da vacinação contra a Covid-19



Teresa Lúcia e sua filha Cintia Regina, 29 anos, portadora da Síndrome de Down


Na próxima fase da vacinação contra covid-19, as pessoas com síndrome de Down passam da fase 4 para a fase 3 de vacinação. Ou seja, finalizado o calendário com os idosos acima de 60 anos, será iniciada a fase 3. A mudança vem após um pedido da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA), acatado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). De acordo com a Defensoria, a demanda também foi dirigida à União dos Municípios da Bahia e ao Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Estado.


A Defensoria argumentou que o Ministério da Saúde reconheceu no dia 17 de março, que há particularidades neste grupo tornando-o mais vulnerável à incidência de doenças infecciosas respiratórias, representando maior risco para desenvolvimento de sintomas mais graves e maiores taxas de hospitalização e mortalidade pela covid-19. Desta forma, o Ministério da Saúde atualizou sua lista de comorbidades para incluir esse grupo nos prioritários.


Cintia Regina Lima Macário, 29 anos, será uma da beneficiadas com essa alteração o calendário. "Eu já vacinei as duas doses e esperava ansiosa essa decisão. Desde o inicio da vacinação que defendo esse argumento. Por causa de sua condição genética eles são suscetíveis a algumas doenças, Cintia já operou o coração duas vezes", revelou a mãe da jovem Teresa Lúcia Lima de Oliveira.


O site Cartaz da Cidade contatou a Prefeitura de Juazeiro para saber se já existe alguma programação para a fase 3 de vacinação e de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, o cronograma será de acordo com a chegada das vacinas.


Fases de vacinação

Os grupos prioritários da vacina estão definidos desta forma na Bahia:


FASE 2: Atual

Idosos de 60 a 74 anos


FASE 3:

Pessoas com comorbidades para Covid -19 (com risco maior de agravamento – agora entre elas pessoas com Síndrome de Down).


FASE 4:

Pessoas em situação de rua

Forças de Segurança e Salvamento

Trabalhadores da Educação

Pessoas com deficiência institucionalizadas

Pessoas com deficiência permanente severa

Caminhoneiros

Trabalhadores Transporte Coletivo Rodoviário e Metroferroviário de passageiros

Trabalhadores de Transporte Aéreo

Trabalhadores Portuários

População Privada de Liberdade

Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.





Iana Lima Jornalista / Com informações da Defensoria Pública do Estado da Bahia


Foto reprodução internet


Comente e compartilhe!