Petróleo é da Venezuela? Especialistas analisam hipóteses.


O óleo que em 30 de agosto começou a ser visto na costa do Nordeste do Brasil ainda não teve sua origem confirmada, mas uma série de hipóteses tem sido levantada por autoridades e especialistas.


Duas análises apontam que a composição do material se encaixa com a do petróleo cru extraído na bacia da Venezuela. Um desses estudos é um relatório interno da Petrobras e o outro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Apesar de diversos estudiosos concordarem com esses resultados, há especialistas que discordam que a origem do material seja a Venezuela. Há quem defenda que o petróleo pode ter sido produzido no Brasil e que a rota dos petroleiros venezuelanos não passa pelo Nordeste, o que impediria o derramamento do produto na costa brasileira.


Autoridades federais explicam que não existe confirmação de que a Venezuela é o local onde ocorreu o vazamento. Especialistas com conhecimento sobre a indústria petrolífera e correntes marítimas dizem que não é plausível supor que o material tenha saído da Venezuela e percorrido uma grande distância pelo mar até chegar à costa do Brasil.


Para os analistas, o mais provável é que ele tenha vindo de um navio que estava passando pela costa brasileira. Por isso, a Marinha anunciou nesta quinta-feira (10) que, "após uma triagem das informações do tráfego mercante na região de interesse", está notificando 30 navios-tanque de 10 diferentes bandeiras a prestarem esclarecimentos na investigação.


Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) também estão analisando imagens de satélite da costa para mapear navios cargueiros que passaram pela região onde as manchas de óleo foram encontradas.




Fonte: G1

1 comentário

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro-BA, 48904-087