Polêmica com projeto é batalha discursiva entre governo e representantes da PM.


Um projeto de lei aparentemente positivo para praças da Polícia Militar está motivando mais uma batalha discursiva entre dois lados opostos da política baiana. De um lado está o governo, que sugere ter encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma demanda antiga da categoria. Do outro está o deputado estadual Soldado Prisco (PSDB), que se consolidou como representante eleito após sucessivos embates contra os governos em “defesa dos interesses dos policiais militares”. No meio dessa miniguerra, ficam os profissionais da PM, que parecem funcionar como joguete a depender da inclinação política que adotam.


Considerado polêmico pela oposição com a eminência parda de Prisco, segundo informações de bastidores, o projeto permite a ampliação da idade-limite para que praças permaneçam na reserva remunerada. Ao final das contas, é uma equiparação aos oficiais, que já podem voltar da reserva para ativa até completar 60 anos. A medida funciona como uma espécie de compensação, já que, ao deixar as funções da ativa, o policial militar perde parte representativa da renda. Ao permitir que a reserva “expulsória” possa ser revertida por mais tempo, permite que os PMs ganhem uma sobrevida com salário melhor.


Uma questão fundamental nessa discussão não é exatamente o mérito do projeto. É sim a forma com que o debate vem sendo conduzido pelos interessados no processo. Há algum tempo circula a informação de que associações dos policiais militares conversam sobre uma paralisação. Parte disso insuflada pelo próprio Prisco e a Aspra, órgão que o catapultou para a vida pública. A tensão permanente entre governo e policiais é uma força-motriz relevante para capitalizar politicamente não só o deputado estadual, mas todo o entorno, que busca viabilidade eleitoral em 2020 e mesmo em 2022.




Fonte: Bahia Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087