Quem disse que as eleições de 2020 só começam em 2020?

Atualizado: 23 de Abr de 2019



Desde o início de 2019 logo após o Carnaval, os municípios do Brasil começaram a respirar política novamente. Uns por conta do início do governo Bolsonaro, outros porque já são embrenhados na política, mas muitos pela vontade de promover a mudança de alguma forma.

E, depois que o atual Presidente da Nação conquistou o palácio do Planalto simplesmente através das redes sociais então, muita gente nova começou a achar que também pode conseguir se projetar, na esperança de salvar “seu município”.


Em Juazeiro não está sendo diferente. Muitas lideranças já se reúnem, ou por medo de perder o poder, ou por vontade de tomá-lo, quer seja para se locupletar, como muitos já fizeram no passado, quer seja pela real vontade de colocar a cidade nos trilhos do crescimento.


Entretanto, muitos estudiosos no assunto estão preocupados (e com razão) com a qualidade dos futuros candidatos, já que nosso país não exige muitos critérios para que um político se “lance no mercado”

.

O Bacharel em Administração, Engenheiro Agrônomo e professor, Taciano Gustavo Medrado Sobrinho, por exemplo, enviou para nossa redação sua ideia sobre os SEIS MOTIVOS ESSENCIAIS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS PARA UM CIDADÃO SER CANDIDATO A PREFEITO DE UMA CIDADE. Vejamos:


“1º Motivo: Que esse cidadão conheça em profundidade os problemas da sua cidade, como vivem seus cidadãos, quais suas carências e anseios.

2º Motivo: Que esse cidadão tenha um mínimo de conhecimento de Gestão pública, mesmo que não seja explícito (acadêmico), mas pelo menos tácito (experiências vividas).

3º Motivo: Que esse cidadão seja desprovido de qualquer vaidade e que tenha o sentimento de solidariedade e do bem comum como valores.

4º Motivo: Que mesmo não sendo filho legítimo da cidade nutra sobre ela o mesmo sentimento sobre ela como se natural dela fosse. Afinal foi nela que ele constituiu sua família, gerou filhos e se desenvolveu pessoal e profissionalmente, portanto, deverá se sentir também filho e buscar zelar por ela.

5º Motivo: Que esse cidadão tenha comprometimento com projetos de melhoria do seu povo e que não esteja atrelado a grupos cujos interesses são o de meramente se locupletar e se dar bem financeiramente.

6º Motivo: Que esse cidadão seja um fiel cumpridor das leis do seu país e saiba aplicar os princípios constitucionais mais importantes que um gestor público deve honrar que são os Princípios da LEGALIDADE, da IMPESSOALIDADE, da MORALIDADE, da PUBLICIDADE e da EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA.”


O professor Taciano Sobrinho acrescenta “que todos os pretensos pré-candidatos a prefeito de Juazeiro reflitam sobre esses motivos e façam uma autocrítica se encaixam nesse contexto.” E “caso não atendam a alguns desses requisitos, continuem aonde estão”, conclui.


Logicamente, assim como, no futebol, podemos discordar das ideias de um técnico, diversas

linhas de pensamento poderão divergir das linhas de raciocínio acima citadas. Muitos irão entender que os candidatos deveriam, por exemplo, ser “originários da terra” (nascido na cidade que pretendem governar), ou que devam ter conhecimento teórico e prático de administração pública, é verdade. Mas, o que ninguém poderá discordar do Professor é que o candidato deva sim ter conhecimento dos problemas que afligem a cidade, que seja honrado e com caráter ilibado, que seja comprometido com projetos e não com quadrilhas partidárias, ou mesmo que seja um fiel cumpridor das leis que nos regem.


Fato é que estamos longe de iniciarmos os trabalhos de campanha, mas muitos já se movimentam, para começar a criar um clima de discussão (sadia), sobre quem será a melhor opção para cada cidade de nosso país. Então, sejamos cidadãos de bem e vamos participar das discussões, para que cada cidade consiga extrair o melhor de cada futuro candidato, sempre na busca de uma nação mais forte e competitiva. E que, com Juazeiro, não seja diferente.

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro - Bahia - Brasil 48904-087