Ufba tem bloqueio bolsas de pesquisa e de R$ 2,5 milhões em verbas para mobilidade internacional.


A Universidade Federal da Bahia (Ufba) informou, nesta quinta-feira (6), que mais 54 bolsas de pesquisa de mestrado, doutorado e pós-doutorado foram bloqueadas pelo Ministério da Educação (MEC) em processo de contingenciamento que já havia suspendido, no início de maio, outras 82 bolsas. A instituição também divulgou que houve bloqueio de R$ 2,5 milhões em verbas para mobilidade internacional de estudantes.


O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, Olival Freire, diz que a universidade foi comunicada da decisão do MEC na quarta (5).


As bolsas que foram bloqueadas seriam destinadas a novos alunos aprovados em programas de mestrados, doutorado e pós-doutorado da instituição. A medida não atinge quem já recebe bolsas. O G1 não conseguiu contato com o Ministério da Educação, nesta quinta, para falar sobre esses novos bloqueios.


"O impacto é que nós estamos travando, estamos inviabilizando carreiras científicas ou mesmo a formação qualificada de pessoas para atuação na sociedade. Tivemos cursos que perderam essas bolsas como o de física, cultura e sociedade, saúde, ambiente e trabalho, o curso de contabilidade e outros. Mas só esses podem nos dar uma ideia de quais são as áreas de conhecimento que serão prejudicadas, porque os estudantes não poderão prosseguir seus programas de mestrado e doutorado sem a bolsa", afirma Freire.




Fonte: G1

Siga-nos em nossas redes sociais

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Notícia

Desenvolvido por

© 2018-2019. Todos os direitos reservados.

CaJú Publicidade Ltda

CNPJ: 21.107.640/0001-75

Marca_CaJú_PNG.png

Av. Flaviano Guimarães, 333, Cajueiro, Juazeiro-BA, 48904-087